3 de jun. de 2011

10 dicas para amar a corrida.



1 - Diga adeus à barriga. Pesquisadores da Universidade de Dublin (Irlanda) afirmam que um adulto de 63 kg queima 391 calorias em meia hora de corrida intensa; em comparação, ao pedalar ele gasta 277 calorias e, ao jogar tênis, 272 kcal. Tradução: você seca a barriga até 40% mais rápido.

2 - Ossos à prova de bala. Quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, são tudo o que você precisa para reduzir em até 40% o risco de desenvolver osteoporose quando tiver mais idade, de acordo com a National Osteoporosis Society, do Reino Unido.

3 - Chegue lá. Alguns corredores estabelecem metas de distância ou tempo. Outros se concentram na saúde e no peso, e muitos correm só para relaxar. Correr contribui para você alcançar qualquer objetivo que planeje.

4 - Pense mais rápido. Pesquisadores da Universidade de Illinois (Estados Unidos) descobriram que, quando a corrida produz um aumento de apenas 5% no condicionamento cardiorrespiratório, o resultado é uma melhoria de até 15% nos testes mentais.

5 - Funcione melhor. Especialistas da Universidade de Bristol (Reino Unido) dizem que os benefícios da corrida alcançam níveis profundos. 'A atividade física contribui para diminuir o tempo que a comida leva para mover-se pelo intestino, limitando, assim, a quantidade de água absorvida de volta para o corpo; isso torna o bolo fecal mais macio e fácil de passar', diz o gastroenterologista Ken Keaton.

6 - É a atividade para todos os tipos de clima. Chuva, frio, sol, vento - não existe desculpa para não sair para correr. Esteja você com pouca roupa, esteja todo encapotado, encare como outro desafio. É uma atividade para climas imprevisíveis!

7 - Fique feliz. 'Quando você faz exercícios leves a moderados, libera endorfinas naturais que traduzem bem-estar e reforçam a luta contra o estresse, além de literalmente deixarem você feliz', afirma Andrew McCulloch, presidente da Mental Health Foundation, fundação norte-americana para a saúde mental.

8 - Seja o dono do mundo. Correr nas primeiras horas do dia traz experiências que vale a pena aproveitar. Enquanto o resto do mundo dorme, você é o primeiro a pisar naquela pista ou trilha; além disso, as ruas desertas são só suas, para você assistir ao glorioso nascer do sol sem os barulhos da cidade para atrapalhar.

9 - Junte-se ao clube dos dorminhocos. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (EUA) pediram a pessoas sedentárias e cronicamente insones que trotassem por 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado? O tempo que levavam para adormecer caiu pela metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora.

10 - Desamasse. É possível reduzir os sinais do envelhecimento correndo regularmente. 'O aumento da circulação leva oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente até as células da pele, ao mesmo tempo que expulsa as toxinas prejudiciais', diz o médico britânico Christopher Payne. 'Os exercícios criam o ambiente ideal para melhorar a produção de colágeno que dá suporte à pele, ajudando a diminuir a aparência enrugada.'



Nenhum comentário:

Postar um comentário