25 de nov de 2010

25/11 Dia Mundial do Doador de Sangue



A doação é a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços.
A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador.
O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue levam em torno de 45 minutos.
Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde.


Quem pode doar?


Para doar sangue o candidato deve:
· Estar bem de saúde e possuir hábitos de vida saudável;
· Ter entre 18 e 65 anos 11 meses e 29 dias;
· Pesar no mínimo 50 quilos;
· E apresentar um documento de identidade com foto, expedido por órgão oficial. (RG, Carteira de Trabalho ou de Motorista)


Quem não pode doar?


A pessoa que:
· Estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;
· Fez cirurgia recentemente;
· For menor de 18 e maior de 65 anos;
· Tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas;
· Não repousou adequadamente na noite anterior a doação;
· Teve febre, gripe ou qualquer tipo de infecção nos últimos 7 dias;
· Teve hepatite viral após os 10 anos de idade;
· For portador da Doença de Chagas;
· Estiver grávida;
· Estiver usando medicamentos;
· Manteve contato sexual com pessoas do mesmo sexo nos últimos 12 meses;
· Usa ou já usou drogas injetáveis - cocaína/heroína e outras;
· Teve contato sexual com muitos parceiros ou com pessoa suspeita de ser portadora do vírus da AIDS;
· For Parceiros sexuais de portadores de doenças transmitida pelo sangue (Hepatite B, Hepatite C, HIV, Sífilis e HTLVI/II) com ou sem uso de camisinha (preservativo);
· Colocou piercing ou fez tatuagem nos últimos 12 meses;
· Realizou acupuntura com profissionais não habilitados nos últimos 12 meses.
· Fez endoscopia há menos de 6 meses


Faça a sua parte! Doe vida!

Fonte: www.hemosc.org.br

24 de nov de 2010

Você dorme bem?

Uma boa noite de sono é a garantia de um dia seguinte produtivo e de uma vida saudável.
Além disso, uma noite bem dormida é sinal de que o organismo relaxou e cumpriu as suas funções. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele produziu o hormônio do crescimento, que nos adultos é essencial para a recuperação dos músculos e dos ossos e fabricou melatonina, que protege as células e restabelece o relógio biológico.
A falta de sono interferiria na concentração, perturbando a tomada de decisões.
Um estudo recente realizado pela Universidade de Chicago revelou que dormir pouco pode causar obesidade, hipertensão e ainda acelerar o envelhecimento das células.

Então, seguem 10 Dicas para uma Boa Noite de Sono:

1-Tente permanecer calmo e relaxado antes de deitar;
2-Tente manter uma regularidade para dormir e despertar;
3-Verifique se a iluminação está suave, se não há ruídos e se a temperatura do quarto está agradável;
4-Procure não consumir bebidas alcoólicas antes de dormir;
5-Não utilize medicamentos para dormir sem orientação médica;
6-Faça atividades físicas durante o dia e nunca próxima do horário de dormir;
7-Não consuma café, chá e refrigerante em excesso;
8- No jantar, procure comer moderadamente e sempre no mesmo horário;
9-Vá para cama somente na hora de dormir;
10-Procure realizar atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

Boa Noite e Bons Sonhos!!!

Time TreineBem

11 de nov de 2010

DIA MUNDIAL DO DIABETES -14 de Novembro





Todo mundo sabe que a nossa alimentação é um dos fatores mais importantes para a manutenção da nossa saúde, entretanto para os indivíduos portadores de diabetes, a dieta é tão importante quanto os medicamentos, desta forma, seguem algumas dicas importantes para melhorar o controle da taxa de açúcar no sangue e principalmente ter melhor qualidade de vida!

-Siga a dieta todos os dias: mesmo nas férias e finais de semanas, principalmente se estiver usando insulina;

-Coma pouco e várias vezes por dia, em horários fixos: os horários das refeições devem ser regulares para evitar problemas de hiperglicemia ou hipoglicemia.

-Evite ficar várias horas sem comer para não exagerar na refeição seguinte;

-Evite doces e açúcares simples: estes alimentos (chocolate, açúcar, mel, doçuras em geral) aumentam muito as taxas de açúcar no sangue, e desta forma devem ser evitados.

-Não exagere na quantidade de frutas durante o dia: lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose). Coma no máximo três a cinco frutas/dia.

-Tome cuidado com alimentos lights e diets: nos produtos diets, o açúcar é substituído por adoçantes, sendo indicado para diabeticos, entretanto os alimentos lights contêm apenas quantidades menores de algum componente (que pode se açúcar);

-Reduza o consumo de gorduras: no preparo dos alimentos use óleos vegetais, como os de soja, arroz, girassol, gergelim, canola ou azeite de oliva extra virgem. Evite carnes com gorduras, embutidos (presunto, salsichas, salames), queijos amarelos, creme de leite, maionese e manteiga. Prefira leite e derivados desnatados (iogurte, ricota, queijo minas, queijo cottage, leite desnatado.);

Não se esqueça a dieta para diabetes é a mesma que qualquer pessoa que se preocupa com qualidade de vida deve adotar: pouco açúcar e gordura, rica em fibras e atividade física.

Estas práticas alimentares e de vida certamente lhe trarão boas recompensas no futuro, lembre-se disso! Boa Sorte!

Vanessa Mara Lodi
Nutricionista TreineBem
CRN10-2310


10 de nov de 2010

Dia Mundial do Diabetes


O dia 14 de novembro é o dia escolhido em homenagem ao “Dia Mundial do Diabetes”.


Ao longo dos anos a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) buscou neste dia ter mais visibilidade e desenvolveu campanhas diferentes ao longo dos anos, com objetivos diferente para buscar chamar atenção de órgão públicos, profissionais da saúde e população no geral no combate ao diabetes. 


A prevenção e educação são os pontos fortes da campanha do Dia Mundial, sendo que o tema adotado pela SBD no período de 2009 a 2013 é “Diabetes: Educar para Prevenir”, no qual o objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com o diabetes. 


Entender o impacto do diabetes na saúde e saber, na medida do possível, como evitar ou retardar o aparecimento do diabetes e suas complicações são fundamentais em todos os seguimentos.


As mensagens-chave da campanha são:
* Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta. O diagnóstico precoce salva vidas;
* Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer;
* Saber como cuidar do diabetes e controlar;
* Vamos assumir o controle do diabetes.



Nos últimos anos, de Norte a Sul do Brasil, centenas de atividades aconteceram para marcar o Dia Mundial do Diabetes. Diversos monumentos foram iluminados, além de caminhadas, testes de glicemia, palestras, entre outros.
Caso vocês queiram saber mais sobre os eventos em sua cidade acesse o site do evento: http://www.diamundialdodiabetes.org.br/


Taiana Bianchini dos Santos
Gerência Projeto Laboral
TreineBem Saúde Ocupacional

www.treinebem.com
taiana@treinebem.com