12 de ago de 2010

Diversifique sua alimentação e seja mais saudável!

Seja qual for a definição adotada, todos os alimentos funcionais são vistos como promotores de saúde e podem estar relacionados à redução de riscos a certas doenças. Entretanto, os alimentos funcionais sozinhos não podem garantir boa saúde. Eles podem melhorar a saúde quando parte de uma dieta contendo uma variedade de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos e legumes. Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são estudados através de uma ciência chamada nutracêutica que descobriu os compostos bioativos nos alimentos, ou seja, os elementos que são capazes de atuar diretamente na prevenção e no tratamento de doenças. Em sua grande maioria, os compostos bioativos estão distribuídos entre as frutas, legumes, verduras, cereais, peixes de água fria, leite fermentado, dentre outros. Eles são aproveitados no próprio consumo dos alimentos in natura ou então isolados e inseridos em outro produto passando então a ser enriquecido com nutrientes. Desse processo surgem as cápsulas de fibras e aminoácidos, os leites enriquecidos com ácidos graxos (ômegas 3 e 6) e vitaminas, por exemplo. Outros famosos alimentos que tem ação funcional são a farinha de linhaça que deve ser consumida ao menos 1 colher de sopa por dia misturada nas refeições ou sucos e o azeite de oliva extra-virgem que deve ser utilizado para temperar saladas.

Vanessa Mara Lodi - Nutricionista
CRN10-2310 --- 48-96232904

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