19 de mar de 2010

Ative-se contra o estresse!

Amplamente divulgada pelos meios de comunicação e tornando-se parte integrante de nosso cotidiano, está a preocupação quanto aos índices de estresse.
Os índices de ansiedade e tensão demonstrados por uma pessoa podem contribuir positiva ou negativamente na saúde em geral.
Desse modo, saber conviver com o estresse emocional provocado pelo dia-a-dia também deverá contribuir para se alcançar uma vida mais saudável.
Apesar das dificuldades em delimitar os aspectos emocionais, tendo em vista o fato de as pessoas, em situações estressantes, geralmente acrescentarem as suas vidas hábitos ainda menos saudáveis (como fumar, ingerir bebidas alcoólicas e fazer uso de outras drogas), é extremamente nítida a associação entre o maior nível de estresse e o aumento do risco de doenças coronárias. (Guedes, 1995)
Estudos indicam que, pessoas que possuem padrões de vida preenchidos com distorções dos padrões saudáveis (excluindo a prática de atividade física, a boa alimentação, horas de sono e motivação por si próprio), estão mais sujeitos a elevados níveis de estresse do que as pessoas que praticam sua saúde.
Manter um objetivo saudável em nossos hábitos de vida, faz com que nos tornemos motivados, nos acrescentando energia e a necessidade de regular nossas direções, intensidades e persistências de comportamento benéfico, dificultando, assim, índices negativos e estressantes.
Você pode se perguntar qual deve ser este objetivo.
Antes de encontrar esta resposta, acredite que o sucesso deverá ser seu parceiro inseparável, portanto, suba alto!
Mantenha seus pensamentos acesos pelo entusiasmo e ligados nas boas coisas da vida.
Sendo assim, seu objetivo de elevar seus níveis de saúde (mental e corporal) pode ser atlético, pode ser estético e até mesmo profissional, porém, lembre-se de implementá-lo sempre e, cautelosamente, evolua através deste.
Uma descrição objetiva sobre como você deve proceder com seus objetivos pessoais: ‘Siga em frente, com a certeza de que, a cada dia, está progredindo mais e mais’ (Trevisan, 1980).
Um aspecto verificado por estudos científicos é apontado freqüentemente: pessoas com elevados níveis de estresse parecem estar comprometidos em competir incessantemente consigo mesmo e com todos que o cercam.
Para minimizar estes aspectos, é necessário promover uma mudança, voluntária ou não, porém consciente, de estilo de vida.
Com isso, a atividade física passa a ter um aspecto de grande valia, pois é constatado que a prática de exercícios físicos regulares age de forma positiva contra a ansiedade e tensões, gerando maior motivação pessoal.
Além da ação tranqüilizante que leva ao bem-estar, o esforço físico induz o organismo a uma maior produção de hormônios, como endorfinas, o que atua no equilíbrio dos níveis de estresse.
Experimente, então, unir atividade física, motivação por conta de alcançar um objetivo específico e pratique positivamente seu estilo de vida.
Esteja certo: você vencerá os males do estresse cotidiano.
E ganhará em qualidade de vida, certamente!
Sorrir, suar e pensar. Pratique sua saúde.
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