9 de mai. de 2011

Postura e descanso são importantes para evitar lesões


O corpo humano não foi projetado para muitas das atividades que hoje pertencem à nossa rotina. Ficar sentado diante do computador durante horas, todos os dias, pode causar dores, dificuldades de movimentação e formigamento nos dedos.

Esses e outros sintomas estão ligados à LER (lesão por esforços repetitivos). A LER não é uma doença propriamente dita, mas engloba todos os problemas nos ossos e nos músculos que tenham origem em atividades repetitivas. Normalmente, o mal está ligado ao trabalho, mas isso não é uma regra.

As lesões são mais recorrentes em pessoas que digitam muito ou apertam mouse, atendem e transferem telefonemas ou fazem fotocópias. Em casa, os serviços domésticos também geram problemas, por isso é preciso segurar corretamente panelas e vassouras.

A mais comum é a tendinite, que é uma inflamação nos tendões. Outras recorrentes são a síndrome do túnel do carpo, a tendinite de Quervain, o dedo em gatilho e o cotovelo de tenista (veja no quadro acima).

Três aspectos são fundamentais para reduzir os riscos: é preciso fazer pausas durante qualquer atividade e saber respeitar os limites do corpo; a altura e a posição dos aparelhos deve estar adaptada à pessoa; deve-se ter atenção com a postura.

Em qualquer atividade que se faça, é importante usar todo o corpo. Pense no movimento que você faz, por exemplo, quando se abaixa para pegar um objeto pesado no chão – o ideal é dobrar os joelhos e colocar as duas mãos. Esse tipo de raciocínio serve para todos os trabalhos braçais.

No caso do computador, no qual a LER é mais comum, o que se deve observar é a posição dos objetos. A cadeira e a mesa devem estar na altura que proporcione maior naturalidade a quem está sentado.

A posição mais recomendada do monitor é à altura dos olhos, para evitar que a pessoa abaixe a cabeça e force o pescoço. Para usar o teclado e o mouse, o ideal é que o cotovelo faça ângulo de 90 graus. Os dois pés devem ficar apoiados no chão. Se um computador for compartilhado por pessoas de alturas diferentes, almofadas resolvem o problema.

Quanto aos laptops, os computadores portáteis, que muita gente usa em casa. Para usá-lo no colo, é preciso tomar alguns cuidados: recostar-se bem no assento, apoiar os pés no chão e colocar algum objeto para deixar o computador um pouco mais alto. Ainda assim, o ideal é colocá-lo sobre a mesa.

Quando ele fica em cima de uma mesa, deve ser usado da mesma maneira que o desktop - o computador normal. Para isso, é necessário colocar algum suporte debaixo do computador, para que ele não fique muito baixo em relação aos olhos. É preciso instalar teclado e mouse separados, para que eles fiquem na altura certa.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/postura-e-descanso-sao-importantes-para-evitar-lesoes-por-repeticao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário