5 de ago. de 2010

Conheça os "Antidepressivos Naturais"

Os doces, especialmente os chocolates, são antidepressivos potentes. Isso porque o açúcar induz o aumento na produção de serotonina aliviando a tensão e causando uma sensação de bem-estar.

Pesquisas foram necessárias para mostrar que não é somente o doce ou chocolate que proporcionam essa sensação. Algumas vitaminas do complexo B, magnésio e cromo podem diminuir a ansiedade, desequilíbrios emocionais e a compulsão por doces.

O complexo B é encontrado na gema de ovo, nozes, levedo de cerveja, gérmen de trigo, carnes e peixes. Já o magnésio é encontrado em cereais como trigo integral, castanhas, vegetais verdes, frutas e legumes. O cromo pode ser consumido através do óleo de milho, mariscos e cereais de trigo integral.

Cuidar somente dos nutrientes não é suficiente. É fundamental a adoção e um comportamento alimentar adequado. Quando o descontrole emocional tomar conta é melhor não comer do que comer demais. Esperar um pouco o estresse passar, sentar, relaxar, respirar fundo, tomar uma aguinha bem fresca e não se enfiar nos doces como única solução para os problemas. Na hora das refeições, deixar as preocupações fora da mesa. Mastigar bem, sentir o aroma dos alimentos, observar suas cores, a decoração dos pratos, curtir a refeição, sentir prazer. Isso nada mais é do que liberar serotonina de outra forma.

Na hora da vontade por doces, lembre-se que você pode piorar a situação ganhando alguns quilos a mais, ou pior, prejudicar sua saúde. Mantenha a mente firme e vença a vontade!

Vanessa Mara Lodi CRN2310/ Nutricionista TreineBem


2 comentários:

  1. gostei do seu blog estou te seguindo, e passarei mais vezes para conferir seus post´s.
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter: @marlipalugan

    ResponderExcluir
  2. Otimo, Marli, venha mais vezes. Estamos te seguindo também. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir