17 de ago. de 2010

Conheça a importância da atividade física na gravidez

Durante a gestação, uma série de transformações físicas e psíquicas ocorrem no corpo feminino. A prática de atividade física deve ser feita de maneira cautelosa nesse momento tão especial em suas vidas. Assim como ela necessita de cuidados especiais com alimentação, deve-se atentar aos cuidados com a saúde. Foi por isso que nossos profissionais de educação física mandaram dicas espertas para aplicar durante a gestação.

1) Mulheres que já praticavam atividade física regularmente antes da gestação não precisam suspendê-lo, no entanto certifique-se de que está em boas condições para praticar.

2) Às gestantes que não costumam praticar atividade física uma dica: O que poderia ser benéfico para a saúde, pode se transformar num problema. Pratique com moderação.
3) Se atividade exagerada já pode gerar consequências negativas em situações comuns, imagine nas gestantes?

4) Numa gestação tranquila, o exercício traz benefícios à mãe, até mesmo para a amamentação. Além disso, o trabalho de parto é facilitado devido ao exercício da musculatura abdominal.


5) Portanto devem-se praticar atividades de intensidade leve a moderada durante toda a gravidez e repouso no último mês.


Principais Benefícios:

  1. Menor ganho de peso e adiposidade materno
  2. Diminuição do risco de diabetes
  3. Diminuição de complicações obstétricas
  4. Diminuição na incidência de cesárea
  5. Melhora na capacidade física
  6. Melhor auto-estima

Com essas dicas qualquer mamãe fica com vontade de se exercitar, não é mesmo? Entretanto, consulte seu obstetra antes de iniciar qualquer atividade. Além disso, busque orientação de profissionais especializados em atividade física para gestantes. Se os exercícios físicos já fazem parte da vida da futura mamãe, é necessário praticá-los com moderação.

Robson Fernando de Oliveira
Professor de Educação Física
48 3879 1006 / 9136 7972

Um comentário:

  1. obrigado professor pela dica meu nome é fabiana e estou gravida de sete meses todo dia faço alguma atividade física e me sinto otima com isso não engordei muito so o que devia obrigada... FABIANA

    ResponderExcluir