26 de jul. de 2010

Super dicas para que seu dia seja melhor - Parte II

A pedidos, segue a SuperDicas Parte II !

Durma Bem!
Quem dorme, em média, oito horas por noite, passará 24 anos da sua vida sob os lençóis. E isso até completar 71 anos. Só esse dado já serve como justificativa para a adoção de cuidados mínimos com a postura nos nossos períodos de merecido descanso, certo? Se você está realmente convencido disso, comece optando por um colchão semiortopédico. Ele é capaz de manter a coluna o mais reta possível durante toda a noite de sono. Colchões muito duros não dão conta de acomodar as reentrâncias do corpo e os moles demais permitem que o quadril afunde. Em ambos os casos, a coluna acaba ficando mal-acomodada e entorta. Também é preciso acertar no jeito de se acomodar na cama. A pior posição para dormir é a de barriga para baixo. A melhor é a de lado, com um travesseiro que mantenha a cabeça apoiada e a coluna reta, respeitando, portanto, a altura dos seus ombros. Também é recomendável colocar um travesseiro entre as pernas, para diminuir a sobrecarga das costas e manter a coluna alinhada. Para quem dorme de barriga para cima, uma dica: dispense o travesseiro ou use o modelo mais baixo que conseguir.
PRATIQUE EXERCÍCIOS
Além de auxiliarem na difícil tarefa de manter-se sempre no peso ideal, as atividades físicas fortalecem a musculatura que dá sustentação à coluna, prevenindo lesões. Mas não basta apostar nos exercícios para as costas. Os abdominais também são um santo remédio para a coluna. Afinal, um abdome forte proporciona apoio para a região lombar, melhorando, automaticamente, a postura.
MANEIRE NO PESO DA BOLSA
Essa vale para homens, mulheres e crianças: o peso da pasta, da bolsa ou da mochila carregadas diariamente não pode exceder 10% do peso corporal de quem a leva de lá pra cá. Então, a mala de uma garotinha de 40 kg jamais deve superar os 4 kg. E mesmo a bolsa de uma mulher adulta com seus 60 kg só pode pesar até 6 kg. Agora, é óbvio que, quanto menos carga sobre os ombros, menos trabalho para a sua coluna. "O excesso de peso provocará uma modificação na postura e é essa mudança que nos deixará mais vulneráveis ao aparecimento de lesões e dores nas costas", alerta Helder Montenegro.E tem mais: além de promover uma faxina regular no acessório que você carrega a tiracolo, para mantê-lo sempre em condições seguras para o uso, vale se lembrar de trocar o ombro que sustenta a alça da sua pasta ou bolsa. Isso porque a maioria das pessoas tem o costume de usar mais um lado do que o outro. Se possível, fique, ainda, com os modelos do tipo mochila ou que podem ser fixados também na região do tórax. "Quanto maior o número de pontos de apoio, melhor. Isso significa uma distribuição mais uniforme da carga", diz Alexandre Cristante. Para as crianças, as mochilas com rodinha são a melhor opção.

Fonte: REVISTA VIVASAÚDE

Quero mais dicas sobre qualidade de Vida: www.treinebem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário