26 de jul de 2010

Natália enviou a pergunta desta semana. Existem alimentos que melhoram nossa imunidade, principalmente no inverno?

Olá Natália, nos dias de inverno, com frios e chuvas freqüentes, é comum alguns sintomas de cansaço, espirros, tosse e nariz entupido. O frio contribui com o aparecimento de alergias e infecções respiratórias.
O importante é garantir a imunidade do organismo, pois quando está baixa, facilita o aparecimento de doenças e infecções como a otite (inflamação do ouvido), pneumonia, rinite, problemas gástricos, herpes além de gripes e resfriados.
Diversas causas podem ser o motivo de um estado de baixa imunidade: fatores emocionais, estresse, depressão, obesidade, carência de vitaminas, alimentação desequilibrada entre outras.
Algumas melhorias na sua alimentação podem auxiliar seu sistema imunológico como:

- Manter a hidratação: bebendo de 8 a 10 copos de água (2 litros) ao dia; consumindo diariamente frutas, legumes e verduras, pois reforçam o sistema imunológico;
Incluir na sua alimentação as proteínas de alto valor biológico: como alimentos a base de soja, peixes, frango e carnes magras, sempre preparados com pouca gordura; Evitar o excesso de: açúcar, sendo que os pães, massas e arroz branco devem ser substituídos por versões integrais, melhorando a qualidade da alimentação e aumentando a ingestão de fibras e nutrientes importantes.
E não se esqueça das vitaminas que também irão beneficiar sua imunidade, tais como:
-Vitamina A: que fortalece a imunidade. Encontra-se no leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, abóbora, cenoura, salsa, manga, brócolis, alho, repolho.
-Vitamina C: possui efeito estimulador sobre os glóbulos brancos (leucócitos) responsáveis pela defesa do organismo. Encontra-se nas frutas cítricas (limão, laranja, bergamota, abacaxi, acerola), hortaliças de folhas verdes, couve flor, pimentão.
-Vitamina E: aumenta a imunidade. Encontra-se em verduras de folha, óleo de algodão, milho, azeite de dendê, oliva, ovos, linhaça, gergelim.
-Vitaminas do complexo B: aumentam a quantidade e a atividade dos anticorpos (defendem o organismo das doenças). Encontra-se em cereais integrais, carnes magras, fígado, banana, abacate, lentilha, soja, batata doce, ameixa.
Atenção: excesso de álcool, cafeína e o cozimento em excesso dos alimentos destroem algumas vitaminas, portanto lembre-se dessas dicas e contribua com sua saúde!
Vanessa Mara Lodi CRN10-2310 /Nutricionista TreineBem

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