13 de jul de 2010

Diferença entre Alimentos Diet, Light e Zero


DIET
-Alimentos diet são aqueles em que é retirado um dos componentes nutricionais. É totalmente isento de um componente.
-Esses alimentos são indicados para quem tem restrições alimentares a algumas substâncias, não necessariamente ao açúcar - podem ser produtos com redução de sal, proteínas ou gorduras. (Em geral são próprios para públicos específicos, como diabéticos, celíacos ou hipertensos);
-Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutriente, mas podem contê-lo naturalmente. Por exemplo, em uma geléia de frutas diet, para quem faz uma dieta com ingestão controlada de açúcar, é permitida a existência do açúcar natural do alimento, a frutose.
-Os alimentos restritos em carboidratos (como pão ou chocolate diet) ou gorduras (iogurte desnatado, por exemplo) podem conter, no máximo, a adição de 0,5g do nutriente por 100g do produto. Já os alimentos restritos em proteínas devem ser totalmente isentos. Sendo assim, pode-se definir alimento diet como o produto isento ou praticamente isento de um nutriente específico.
-A maioria dos alimentos diet disponível, por ser voltada aos diabéticos, é isenta de açúcar ou possui açúcares de absorção lenta, embora possam conter gordura. Isso significa que não há redução de calorias, por isso não são produtos indicados para quem deseja reduzir o peso.
LIGHT
-O que faz um produto ser light é a redução em, pelo menos, 25% de algum nutriente, como gordura, sal, açúcar e colesterol. Isso faz com que os alimentos light tenham menor valor energético em comparação com a versão tradicional, mas não quer dizer que eles não tenham em sua composição essas substâncias.
ZERO
-É um termo novo usado no mercado por algumas empresas. O nome zero indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional, porém sua definição ainda pode variar, conforme a marca do produto. Mas por ser zero, indica que tem quantidade igual a zero de algum nutriente (geralmente açúcar ou gordura). Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original.
Não esqueça leve sempre uma vida saudável, opte por alimentos naturais, e consuma todos os dias frutas e verduras, que são livres de aditivos e componentes químicos.

Vanessa Mara Lodi
Nutricionista
Pós Graduanda em Nutrição Esportiva
Reeducação Alimentar
Emagrecimento
Personal Diet
CRN10-2310 48-96232904
TreineBem Saúde Ocupacional
48 3879 1006 / 9136 7972
skype: robson.treinebem

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