14 de jul de 2010

Dicas para amenizar a dor na coluna!

1- ALONGAR SEMPRE Já reparou como gatos e cachorros esticam o corpo todo antes mesmo de dar o primeiro passo, todos os dias, pela manhã? Segundo os especialistas, seria ótimo se os homens pudessem copiar esse bom hábito dos seus melhores amigos. "Quando feitos no início do dia, os exercícios de alongamento servem para ativar a musculatura do corpo, preparando-o para as tarefas que serão realizadas na sequência", esclarece o neurocirurgião Luiz Pimenta. Mas não vale investir só no alongamento matinal e passar as outras tantas horas restantes sem dar atenção ao seu corpo. É fundamental levantar-se pelo menos a cada 1h30 se você trabalha sentado.Para quem fica em pé o dia todo, o ideal seria conseguir alguns minutos de repouso, também em um espaço de tempo inferior a duas horas, para sentar-se e até colocar as pernas para cima. Nessas pequenas pausas, também é interessante levantar os braços para o alto, estender as pernas, girar o pescoço, os punhos, os calcanhares, além de caminhar lentamente e de forma descompromissada pelo corredor. São cuidados simples e que, ao longo dos anos, farão toda a diferença. Atualmente, diversas práticas aliam os benefícios do alongamento a outros ganhos para a saúde física e mental. É o caso da ioga e do pilates, que favorecem o fortalecimento, trabalhando, em paralelo, a flexibilidade muscular.
2- MELHORAR A POSTURA Também vale a pena prestar mais atenção para não inclinar as costas enquanto anda e para não sobrecarregar a coluna sentando-se de qualquer jeito. Em pé, mantenha a coluna ereta. Já na hora de se acomodar em uma cadeira, as orientações são muitas. A primeira é escolher um assento que esteja de acordo com o seu tamanho. "As costas precisam estar bem apoiadas e as solas dos pés, em contato com o solo. O quadril deve estar dobrado a 90o e o joelho, também. Para quem usa computador com frequência, tanto o mouse quanto o teclado devem estar na altura dos cotovelos dobrados", ensina o ortopedista Alexandre Fogaça Cristante, médico do grupo de coluna do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Até para ver TV, nas horas livres do seu dia, é bom começar a se policiar.


Taiana Bianchini
Coord. Projeto Laboral
TreineBem Saúde Ocupacional
48 3879 1006 / 8842 3248

Nenhum comentário:

Postar um comentário