6 de jul de 2011

Curta o Inverno, sem quilinhos indesejáveis!



Com esse friozinho o que dá mais vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e lógico mastigando alguma coisa. Mas por que será que no frio sentimos tanta vontade de mastigar? Por que será que engordamos mais no inverno do que no verão? Será que o nosso corpo está mais lento do que no verão?

É exatamente ao contrário!

No verão temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais. Mas o que o corpo está fazendo é liberar o calor que está “sobrando”. No inverno a temperatura “cai”. Nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de manter a temperatura do nosso corpo. O corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea do que mantê-la.

Para repor essa energia o nosso corpo “pede” comida já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia e no inverno sentimos vontade de tomar algo quente para aquecer o corpo como um chá, mas logo na nossa cabeça vem a nossa cultura de tomar chá com torrada ou bolacha e o mesmo acontece com a sopa que sempre vem acompanhada por um pão. O que tem que ficar bem claro é que o desejo de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também nas nossas cabeças. Se inverno nos lembra queijos variados com vinho e você não controlar a quantidades desses petiscos, o corpo não gastará esse excesso, ficando acumulado no nosso corpo e aumentando aqueles quilinhos indesejáveis Portanto se não tomarmos cuidado o ponteiro da balança subirá sem ao menos percebermos, já que as roupas de inverno são mais largas.

Dicas espertas: Prefira sopas de legumes adicionando um tipo só de carboidrato (ex: arroz ou macarrão ou aipim ou batata), ou mesmo faça uma deliciosa sopa apenas com legumes e aí sim acompanhe com aquela torradinha ou pãozinho (integral de preferência é claro!). Os famosos chás devem ser consumidos livremente neste inverno, pois além de acelerar o metabolismo, hidratam e auxiliam no emagrecimento, e o melhor de tudo é que não contém calorias (portanto nada de adoçante nem açúcar certo!). Até mesmo uma taçinha de um bom vinho tinto seco com queijo branco em cubos com nozes ou castanhas pitadas e um fio de azeite de oliva são uma pedida atentadora neste inverno, mas lembre-se não abusar é a solução!

Outro agravante é a preguiça que o friozinho nos dá. Não são todas as pessoas que tem ânimo de chegar à noite e ir para uma academia com esse frio. Mas deveria. Se o seu objetivo é emagrecer aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para perder uns quilinhos.

Anime-se! Reeduque sua alimentação e pratique atividade física!

Vanessa Mara Lodi
Nutricionista TreineBem
CRN10-2310

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