20 de mai. de 2010

COMO A PRESSÃO ARTERIAL SE MANIFESTA?

A pressão é registrada em duas medidas: a mais alta chama-se sistólica (medida quando o coração está bombeando); a mais baixa chama-se diastólica (medida quando o coração está relaxado).
- Quando a Pressão arterial está alta, esta é comum devido algumas situações como: ansiedade, exercícios físicos extenuantes, stress e nervosismo em excesso ou mesmo pessoas que já convivem com a patologia.
-Pressão arterial baixa: pode ser indicativo ou não de uma doença que só poderá ser confirmada pelo médico caso a mesma esteja em queda frequentemente. A pressão pode diminuir em algumas situações como: a desidratação (podendo ocorrer em pessoas que ingerem diuréticos em excesso), e na chamada hipotensão postural (quando a pessoa se movimenta bruscamente e acaba por ficar com tontura e com a visão turva, o que cessa em alguns segundos).
Curiosidade:
O valor da pressão arterial normal para pressão sistólica e diastólica respectivamente é igual a: 130/85 mm Hg.
Dicas nutricionais:
Se você já possui Pressão Alta: Evite todos os alimentos em conserva, molhos picantes e ricos em sódio, queijos amarelos, também alimentos contendo cafeína (chás verdes, preto, malte e chimarrão; refrigerantes com cafeína e chocolates em geral);
Dica: o ideal é observar e comparar os rótulos dos alimentos e verificar as quantidades de sódio e preferir sempre os alimentos que não contenham sódio ou em menor quantidade. Quando aparecer mais que 2 dígitos este é um alimento rico em sódio,Ex: 100 mg de sódio na porção. Portanto, que ele permaneça na prateleira e não em sua mesa!
Quando a Pressão estiver muito Baixa: ingerir algum alimento salgado: 1 fatia de pão ou 3 bolachas salgada são suficientes.
Preste atenção em sua Pressão Arterial. Cuide de sua Saúde!
Vanessa Mara Lodi - Nutricionistanutricao@treinebem.com
CRN10-2310 48-96232904 / 3879-1006

Nenhum comentário:

Postar um comentário